1.4 Cultura

A cidade tem uma cultura rica por causa da abrangência territorial, que abriga cerca de 60 comunidades. Com variação e laços com a cultura sertaneja, característica marcante das origens do município, há ainda remanescentes quilombolas, traços da cultura africana e influências cristãs, marcantes nos festejos religiosos da cidade.

Entre os eventos que compõem a agenda cultural do município, destaca-se a Festa dos Caretas, que ocorre anualmente no Sábado de Aleluia. O cortejo representa a caminhada de Jesus ao calvário e as caretas que desfilam pela cidade simbolizam os algozes que o açoitaram. Por esse motivo, a maioria das máscaras usadas pelos participantes apresenta um aspecto visual sombrio e aterrorizante.

Na primeira quinzena de julho, próximo ao aniversário da cidade, acontece a micareta, festa popular com circuito na rua, com trio elétrico animando blocos e foliões. No mês de agosto, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da cidade, reúne fiéis que seguem em procissão pelas ruas expressando votos de fé. No dia 23 de outubro é comemorado o Dia do Evangélico com show gospel na praça, culto e reunião de fé, marcando a diversidade religiosa do município.

As demais comunidades têm agendas culturais próprias, com comemoração no dia de seus padroeiros ou suas padroeiras, cavalgadas, campeonatos esportivos e manifestações religiosas de matriz africana, entre outros.

Característica marcante dos sertanejos são a luta e a força para superar as intempéries da região. Essa população convive diariamente com o desafio de desbravar a caatinga e retirar dela os meios suficientes para seu estabelecimento e sustento. Da lida com a terra, a caça, pesca e o extrativismo vegetal, a população canaranense se enriqueceu ao longo dos anos e desenvolveu forte identidade.