1.3 Localização, características físicas e econômicas

Canarana é uma cidade situada na Microrregião de Irecê, pertencente à Chapada Diamantina, Mesorregião do Centro-Norte Baiano, tem como gentilício canaranense e como lema “cidade de toda gente”. Encontra-se a 486 quilômetros de Salvador e faz fronteira com os municípios de Cafarnaum, Barro Alto, Ibititá, Lapão, América Dourada e Mulungu do Morro.

De clima semiárido, característico pelos longos períodos de estiagem que podem chegar a nove meses ao longo do ano e pelo período chuvoso, compreendido entre os meses de dezembro e fevereiro, a região toda tem de conviver com a seca e altas temperaturas, tendo índice pluviométrico anual na casa dos 600 milímetros.

Os solos, apesar de rasos, apresentam grande fertilidade natural. De maioria areno-argiloso e franco-argiloso, têm na base do perfil predominância de horizonte calcário, facilmente identificado por uma “pedra branca” encontrada em baixas profundidades.

O clima semiárido e os baixos índices pluviométricos são determinantes para as espécies vegetais que aparecem no território. A vegetação é basicamente composta de arbustos de pequeno e médio porte e de espécies adaptadas à seca, que predominam ao longo do ano e apresentam características marcantes do bioma caatinga, em sua maioria.

As plantas de porte médio são caducifólias, que perdem as folhas em períodos de seca para preservar as reservas hídricas. Destacam-se espécies como barriguda, xiquexique, mandacaru, umburana, baraúna, umbuzeiro e jurema, todas de grande importância cultural, econômica e, principalmente, para a biodiversidade.

No passado, o município foi grande produtor de feijão, quadro que se modificou ao longo dos anos por causa das mudanças climáticas que afetaram a região e reduziram drasticamente os índices de chuva, dificultando a resistência das culturas cultivadas em prática de sequeiro – sem irrigação.

Atualmente, a economia se baseia principalmente tanto na produção irrigada de cebola, tomate, cenoura, pimentão, milho e hortaliças como na pecuária, com ênfase na criação de gado bovino e caprino.